28 de set. de 2009

Aprenda a fazer a higiene do seu PC

Monitor, teclado, gabinete e mouse podem ser limpos em casa mesmo

Comer perto do computador, deixar o pó se acumular sobre a máquina, passar o dedo engordurado na tela do monitor: todas essas ações fazem com que o PC fique uma "nhaca". Por isso, é recomendado que você se empenhe em limpar seu equipamento de vez enquanto – a faxina pode ser feita por qualquer pessoa, sem ajuda de técnicos.
Uma limpeza mais detalhada só deve ser feita por profissionais especializados ou por pessoas com muita experiência em montagem de micros.
Recomendações - antes de começar

1) Desligue o plugue do computador da tomada. 
2) Nunca use água para limpar o gabinete por dentro.
3) Nunca retire as teclas de um notebook.
4) Lembre-se de que em geral os componentes do computador são sensíveis seja delicado para não prejudicar o funcionamento dele.


Gabinete
 
Itens para a limpeza
 
– Pano
– Solução de água
– Sabão neutro (ou sabão de coco)
– Pincel pequeno (trincha)
 
1) Use um pano umedecido em uma solução de água e sabão infantil para retirar a sujeira externa do gabinete. 
2) Passe um pequeno pincel (trincha) nas saídas de ar da fonte de alimentação para retirar a poeira acumulada. 
3) Esse pincel também pode ser usado em outras partes do gabinete onde existam depósitos de poeira, funcionando como uma pequena vassoura. 
4. Pode-se usar também os limpadores multiusos com bastante eficiência, mas sempre teste antes em uma pequena área para ver se o produto não causa manchas.

Dica

1) O gabinete deve ficar sempre coberto com uma capa plástica quando o micro não estiver sendo utilizado (capa de tecido não serve pois permite a passagem da poeira). 
2) Ponha o gabinete em um local com boa circulação de ar, pois o calor pode danificar componentes internos do micro.

Monitor

Itens para a limpeza
 
– Produto para limpeza de monitores LCD
– Algodão 
– Detergente neutro
– Água destilada


1) Com um algodão úmido, limpe a tela do monitor com um produto específico para LCD (cristal líquido) ou CRT (tubo de raios catódicos, monitores antigos). 
2) Se houver muita sujeira faça uma solução usando 1 gota de detergente neutro para uma colher de sopa de água destilada e umidifique o algodão nela. Não deixe “escorrer” algum líquido pela tela. 
3) Seque com um pouco de algodão.

Teclado

1) Vire o teclado de cabeça para baixo e dê pequenas batidas para soltar a sujeira acumulada. 
2) Passe o pincel entre as teclas para a retirada da poeira acumulada. Caso prefira, use um aspirador de pó só para teclado, que custa em média R$ 15.
3) Passe um pano umedecido na mesma solução de água e sabão usada no gabinete para limpar as teclas.

Dica
Se o seu teclado estiver muito sujo e com teclas defeituosas (falhando), troque-o por um novo, já que o preço é muito baixo.
Cabos

1) Os cabos que conectam monitor, teclado, gabinete, etc. podem ser limpos com a mesma solução de sabão infantil ou uma espécie de Veja Multiuso usadas nas outras partes do computador. 
2) Se descobrir algum mau contato nos conectores dos cabos, use um spray limpador de contatos eletrônicos (encontrado em lojas especializadas).

Mouse analógico ("de bolinha")

Quando está sujo, o mouse funciona mal, e a seta se move aleatoriamente na tela.
Esta limpeza só vale para mouses analógicos (os de bolinha). Para limpar um mouse óptico (aqueles que com uma luzinha vermelha embaixo) basta fazer a limpeza externa. 


Itens para a limpeza
 
– Álcool isopropílico (álcool com menos de 1% de água, o que impede a oxidação das peças)
– Cotonete


1) Retire a esfera.
2) Limpe os roletes que ficam em contato com a esfera com um cotonete embebido em álcool isopropílico - você encontra esse tipo de álcool em lojas especializadas ou nas soluções de limpeza para drives de disquete. 
 
Drive de disquete

Itens para limpeza

– Kit para limpeza de drives (disquete de limpeza e solução à base de álcool isopropílico)
Apesar de o fabricante do kit recomendar limpezas periódicas, o drive de disquete só deve ser limpo quando apresentar algum erro na leitura ou escrita de disquetes.

Drive óptico (gravadores de DVD/CD)

Às vezes, a lente do drive óptico fica suja com pequenas partículas de poeira. Não tente limpar a lente com um pincel, pois poderá danificá-lo. 
Existe no mercado um disco específico para limpeza da lente do drive óptico. Só use-o se estiver enfrentando erros constantes na leitura do drive.
Disco óptico (DVD ou CD)

Itens de limpeza

– Pasta de polimento especial (à venda em lojas de informática)
Quando surgem erros de leitura de um determinado disco óptico, eles podem estar sendo causados por um arranhão na superfície. Dependendo do tipo de arranhão podemos recuperar o disco usando uma pasta de polimento especial, que causa pouco desgaste depois da raspagem, para recuperar CDs ou DVDs.

Dica
Você também pode usar a pasta em seus CDs de áudio ou DVDs de vídeo. Caso não encontre essa pasta, use cera lustradora de pintura para carros, desde que seja pouco abrasiva.
Impressora
Itens de limpeza

– Spray limpa-contatos (à venda em lojas de informática)
– Graxa de silicone


1) A faxina na impressora pode ser feita retirando-se a poeira em seu interior com a ajuda do pincel. Use o spray nos contatos dos cartuchos de impressoras a jato de tinta. 
2) No eixo da impressora (onde corre a cabeça de impressão), coloque graxa de silicone, que diminui o atrito e facilita o deslocamento das cabeças.
3) A parte externa pode ser limpa com o mesmo produto usado no gabinete do micro.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.