29 de set. de 2009

Peças eletrônicas se desgastam e o PC fica lento?

A lentidão de um computador indica que alguma peça ou placa está com defeito? É o que este artigo esclarece para você.
Será que um computador fica lento pelo desgaste dos componentes eletrônicos? É o que vamos debater neste artigo, então acompanhe.

A resposta: mito. Um computador não fica lento pelo desgaste das peças, ele fica instável. A instabilidade é um indicativo muito mais forte de que está na hora de trocar de algum componente, enquanto a lentidão é um indicativo de falta de manutenção, defasagem do computador simplesmente, vírus, etc.
Para começar, os componentes eletrônicos
Todo e qualquer componente eletrônico tem o que chamamos de vida útil – simplesmente o tempo em que ele funciona. As substâncias químicas que compõem qualquer peça se deterioram e perdem suas propriedades com o passar do tempo, isso é absolutamente normal. Mas não há como saber com precisão quanto um componente pode durar.
Ao mesmo tempo em que não é possível estabelecer um prazo de validade para um computador, é certo que processador, placas, fontes, cooler – enfim, qualquer peça – não vão durar pra sempre. Estipula-se que um computador dure em média entre dois e quatro anos.
Componentes de um computador podem ficar instáveis com o tempo.
Mas há um detalhe que torna o conceito de vida útil muito relativo: a aplicação e a finalidade do computador. O avanço dos softwares é muito rápido, e os componentes de hardware precisam acompanhar as exigências de software. Logo, um computador de dois anos pode não ser suficiente para um programa pesado de hoje. Neste caso, certamente há a lentidão do sistema, mas ela não tem relação nenhuma com o tempo de uso do computador. É um tanto óbvio que um 486 não foi feito para Photoshop, certo?

Importante é ter em mente que um processador não vai perdendo sua capacidade com o tempo. A velocidade dele será sempre a mesma: ou ele funcionará como deve ou então dará sinais mais contundentes de que algo está errado, bem ao estilo 8 ou 80. Componentes eletrônicos não vão definhando até o último suspiro, eles morrem e pronto.
Quase todos os discos rígidos atuais, por exemplo, tem um tipo de tecnologia que informa ao usuário de que ele pode estar “batendo as botas”. E esta lógica funciona para outras peças. Componentes “nas últimas” podem esquentar, entre outros problemas. Para o usuário, isso não significa lentidão, significa instabilidade. Telas azuis são frequentes, assim como travamentos repentinos.
O que você pode fazer
Manutenção básica ajuda a prolongar a vida útil de um PC.
A média de dois a quatro anos é boa pelo padrão de avanço de hoje, mas um computador pode chegar tranquilamente a 10 anos de vida útil. Para isso, é necessário, além de componentes de qualidade e modernos, uma série de pequenas medidas preventivas.

Para hardware, a limpeza é fundamental para aumentar a vida útil. Fonte, dissipadores e coolers devem sempre estar limpos e com ventoinhas lubrificadas. Encaixes de placas e memórias também podem ter utilidade por mais tempo com contatos limpos. Estes são apenas alguns exemplos. Não deixe de ler este artigo com dicas para limpar um computador corretamentee este outro artigo com dicas para aumentar a vida útil de um PC.
Outra medida que ajuda a prolongar a utilidade de um componente eletrônico é simplesmente não “forçar a barra”. Utilizar hardware compatível com as exigências dos softwares e evitar o overclock, por exemplo. Quanto mais exigido um componente for, maior é a chance de ter problemas. 
A lentidão em si 
Como ficou mais claro, a lentidão de um computador é um forte indício de falta de manutenção ou incompatibilidade com software, basicamente. As dicas básicas para evitar que um computador perca rendimento incluem limpeza periódica de arquivos temporários e inúteis e evitar usar mais programas do que a memória RAM suporta.
Usar um disco rígido sempre com quase toda a capacidade ocupada também pode deixá-lo lento. Mas atente: um HD de 100 GB funciona perfeitamente com 95 GB ocupados, o problema é quando apenas 500 MB estão disponíveis. Aí é pedir para ficar lento mesmo.
desfragmentação do disco rígido também o ajuda a ficar sempre rápido. Obviamente que cuidado com vírus e outras pragas virtuais também evita que o computador fique lento.
Em resumo, o uso adequado de um PC às suas capacidades sempre o fará rápido. Esperamos ter ajudado você a elucidar mais esta dúvida. Não deixe de participar, comente e colabore com outros usuários


Fonte: Baixaki

Um comentário:

  1. componentes de baixa qualidade, também ocorrem travamentos e lentidão. Ex: Memoria RAM. Já tive essa experiência e quando troquei a memoria para uma de marca, o problema foi solucionado.

    ResponderExcluir

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.