28 de set. de 2009

Saiba como garantir segurança da rede Wi-Fi



Para evitar a chateação, vale a pena gastar um pouco de tempo ajustando corretamente seu Wi-Fi. Em geral, ao comprar um roteador, o usuário recebe também um CD de instalação que já ajuda nesse processo.
Diogo Superbi, engenheiro de vendas da Cisco, recomenda que o internauta não ignore o recurso.

– Para o leigo, o principal é utilizar os recursos do navegador, o kit de instalação, que protege a sua rede sem fio. Não coloque o roteador direto na internet e saia navegando.A primeira ação básica é adotar uma senha para o uso da rede, para restringir o acesso – se isso não for feito, pessoas sem autorização podem fazer uso da conexão. Especialistas sugerem que o internauta escolha uma frase, com cerca de 20 caracteres, formada por números e letras, em vez de uma palavra simples.
Isso é importante porque piratas virtuais possuem sistemas para adivinhar senhas, por tentativa e erro. Por esse tipo de mecanismo, eles usam uma lista com milhares de palavras que vão sendo inseridas até encontrar a que foi escolhida pelo usuário.Também é recomendável usar padrões de criptografia, que "embaralham" os dados para evitar que eles sejam monitorados. Muitas vezes, esse recurso vem desabilitado de fábrica. Entre os padrões mais seguros atualmente estão os conhecidos como WPA e WPA 2, que são mais difíceis de serem decifrados.
Existe uma outra opção chamada WEP, que não é tão segura e já foi bem decodificada pelos hackers. Alexandre Freire, especialista em segurança, recomenda que os usuários fiquem longe desse sistema e olhem, antes de comprar o roteador, se o aparelho é compatível com os sistemas de criptografia mais modernos.

– É manjadíssimo, além de fraco. Existem mutas ferramentas capazes de quebrá-la. O WEP também é estático, usando sempre a mesma chave. E a criptografia deve, hoje, ser dinâmica, variando a chave continuamente.
Caso o aparelho tenha as duas opções, para fazer a escolha é preciso acessar a interface de administração do roteador, que varia de fabricante para fabricante. Em grande parte dos aparelhos, é possível acessar esse menu ao digitar o número do IP (protocolo de internet) do roteador na barra de endereços do navegador de internet. Esses dados geralmente aparecem na embalagem ou impressos no próprio produto.
 Também na administração do roteador é possível ver a lista dos computadores que estão usando aquela rede e ver se há algum "intruso" na linha. 
 É preciso cuidado também na hora de escolher o nome de sua rede. Dê preferência para algo neutro, que não dê informações diretas sobre você – é comum as pessoas usarem o próprio nome ou o número da casa, o que não é recomendado.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.