17 de set. de 2009

Software revela doença cardíaca em segundos


Pesquisadores projetam software que diagnostica problemas cardíacos em quatro segundos e evita exames invasivos desnecessários.

O programa foi desenvolvido pela faculdade de medicina Mayo Clinic para a endocardite, infecção que tem taxa de mortalidade de até 20% e que pode atacar mais facilmente pessoas com implantes mecânicos, como marca-passos.

“O diagnóstico tradicional envolve uma endoscopia - procedimento invasivo que requer sedação e pode danificar a mucosa, levando a sangramentos, além de custar centenas de dólares”, explica à INFO Muhammad Rizwan Sohail, professor da Divisão de Doenças Infecciosas da faculdade.

A partir de um software chamado de "Neural Tool”, a equipe desenhou um programa específico para analisar os dados desejados relacionados à endocardite.

Ferramentas como essa são treinadas por meio da exposição a um número de pessoas com uma doença específica. Ele analisa todos os sintomas e sinais de pacientes com a doença e sem ela, levando em conta fatores como idade, peso e altura; uso ou não de aparelhos marca-passos e desfibriladores; doenças cardíacas, diabetes, derrames ou problemas no fígado e rins; e sintomas clínicos, como febre, pressão sanguínea, resultados de exames de sangue, inflamações...

Quando tiver sido alimentado com dados de um bom numero de pessoas, o software começa a classificá-los. “Por exemplo, pacientes com endocardite têm febre, e aqueles que não possuem a doença, não”, explica o Dr. Sohail.
O programa então estabelece um peso para cada sintoma ou característica, que pode ser reavaliado caso o programa comece a errar o diagnóstico. Esse processo de aprendizado se dá por meio de feedback positivo ou negativo que recebe.

A equipe testou o programa com o diagnóstico de 189 pacientes com suspeita de endocardite atendidos na Mayo entre 1991 e 2003. Para os casos já identificados como positivos, o software apresentou um nível de confiança de 99%. Quando confrontado com amostras gerais, casos conhecidos e não conhecidos, ele excluiu corretamente pelo menos metade dos casos negativos.

Para os pesquisadores, isso significa que um bom número de pacientes foi poupado dos exames invasivos – além de gastos desnecessários de dinheiro e tempo, uma vez que o software emite o resultado em apenas quatro segundos.

“As análises preliminares mostraram um desempenho sensacional. Além disso, o modelo pode ser usado para todos os tipos de doenças cardíacas, câncer, uso de drogas... Para cada cenário, é necessário um novo treinamento”, diz o médico. Apesar do otimismo, a equipe ainda não cogita vender o produto. “Queremos realizar mais validações antes de pensarmos em qualquer potencial de comercialização”, diz Sohail.
Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.