22 de set. de 2009

Ubuntu Software Store - A AppStore do Ubuntu

Conheça a novidade que virá a partir da próxima versão do Ubuntu, que será lançada no mẽs que vem, e que promete deixar o sistema ainda mais fácil de ser utilizado!

Após a Apple ter criado o conceito de AppStore (e de ter dado tão certo), parece que várias outras empresas estão aderindo a este tipo de ferramenta. A última a fazer o anúncio de uma AppStore foi a Canonical, empresa responsável pela distribuição do Ubuntu.

A AppStore do Ubuntu irá se chamar Ubuntu Software Store, e pretende unificar diversas ferramentas para instalação de software que já são disponíveis no Ubuntu, as quais são: Synaptic, Adicionar/Remover, GDebi, Computer Janitor e até mesmo o Gerenciador de Atualizações, o que fará com que a Ubuntu Software Store seja uma central para download e instalação de novos programas e aplicativos.


Ubuntu Software Store no Ubuntu 9.10

A ferramenta já pode ser encontrada nas versões Alpha da que será lançada no mês que vem, 9.10 (Karmic Koala), entretanto, não irá apresentar todas as funções prometidas. Na versão 10.04 (a qual teve o codi-nome anunciado recentemente, e se chamará Lucid Lynx), isso também não será possível de ser encontrado, porém o recurso estará mais completo. O projeto está com previsão para ser finalizado na versão 11.04.

Lembrando que a versão atual é a 9.04, e que a ferramenta ainda não está disponível para ela. Caso você queira experimentar a versão 9.10 do Ubuntu,
 clique aqui e faça o download da imagem ISO do Ubuntu Linux 9.10 Alpha 6.

Apesar do recurso vir no Ubuntu 9.10, os demais aplicativos para instalação e remoção de software serão mantidos, ou seja, o recurso ainda não irá substituir as demais ferramentas, e servirá apenas para ver qual será o gostinho dessa novidade do Ubuntu, pois a Ubuntu Software Store ainda está em fase de desenvolvimento.


Busca de programas no Ubuntu Software Store

Recursos Disponíveis


Atualmente, as únicas opções disponíveis na Ubuntu Software Store são as de busca, instalação e remoção de programas e aplicativos, porém, a ferramente promete ter várias outras funções, tais como:


  • Visualização de screenshots dos programas;
  • Avaliações feitas por usuários;
  • Nível de aceitação do programa em relação aos usuários;
  • Média das notas dadas pelos usuários;
  • Upgrades e updates para o Ubuntu;
  • Compra de softwares;
  • Instalação de fontes;
  • Instalação de screensavers;
  • Instalação de aplicativos do Windows;
  • E muito mais!

Vale ressaltar que o projeto ainda está em desenvolvimento, e que as funções citadas acima são metas a serem desenvolvidas e disponibilizadas no Ubuntu Software Store, sendo que as últimas, por exemplo, estão previstas apenas para Abri de 2011.


O que esperar da Ubuntu Software Store?

Por enquanto, o que podemos esperar do Ubuntu Software Store é algo que irá auxiliar bastante usuários novos no Linux, e algo que se for realmente concretizado, com todas as funções que promete oferecer, irá possivelmente tornar o Ubuntu Linux ainda mais fácil de ser utilizado, e tornando-o consequentemente mais popular.



Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai o que você achou ? Comenta aqui então.