31 de jul. de 2009

Dicas de Otimização, aumento de velocidade, e limpeza do Microsoft Windows XP

É sempre assim, formatamos nossas máquinas, instalamos o Windows XP, evitando ao máximo de instalar softwares que possam interferir no desempenho do sistema operacional, mas passam-se 2 meses e nossa máquina já está uma carroça, mesmo que não tivessemos instalado software algum, o Windows XP sempre vai enferrujando até ficar impossível de trabalhar, fazendo assim com que o ciclo se complete, obrigando-nos a fazer uma nova formatação e instalação do Windows XP.
Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de alguns dos melhores tutoriais para aumentar a velocidade, implementar, e limpar o Windows Vista XP de arquivos e recursos desnecessários para seu funcionamento, veja a seguir a lista:

10 dicas para deixar o Windows XP mais rápido
Ajustes rápidos para acelerar seu Windows XP
Melhorando o desempenho do Windows XP
Tutorial para melhorar desempenho…
Otimizando o Windows XP
Resolvendo muitos problemas e otimizando xp
Ótimas dicas para otimizar o Windows XP
Fazendo uma Limpeza no Micro

Nota.: Pede-se muita atenção na hora de fazer as otimizações do Windows XP, caso não saiba fazer certo tipo de alterção/configuração, não tente, pois você poderá acabar piorando o funcionamento do sistema operaconal.

O que fazer quando a Tela Azul da Morte der as caras?

A Tela Azul da Morte sem pânico:
5 dicas para tentar resolver o problema :

É provável que qualquer usuário de um PC com o Windows instalado conheça a famigerada “Tela Azul da Morte”. O nome é assustador e, é claro, tem um bom motivo: você perdeu tudo que estava fazendo. Isso porque essa tela aparece sem nenhum aviso e não permite que nada mais seja feito — é o travamento total do Windows. Ou seja, o jeito é reiniciar o computador e tentar descobrir o que causou o erro, para que não se repita novamente.O diagnóstico da “Tela Azul da Morte”Apesar de tudo, a tela azul contém informações preciosas para dar início à busca pelo problema. Logo abaixo do primeiro parágrafo — “Foi detectado um problema e o Windows foi desligado...” — você verá a descrição do que está dando problema no Windows (1).É importante também prestar atenção nas dicas que vêm logo após “Se os problemas persistirem...” — há informações realmente relevantes ali.


As últimas linhas dão dicas técnicas, para você saber especificamente o que foi detectado como problema (2).



O que fazerAlternativa 1: O primeiro passo é fazer uma análise detalhada de sua Tela Azul. É importante que você copie (ou tire uma foto) das informações marcadas na imagem logo acima para fazer uma busca na internet. Quem sabe você não encontra alguém que tenha tido o mesmo problema — e que o tenha resolvido?
Alternativa 2: Se você não encontrou nada, então o segundo passo é checar os drivers dos hardwares que você tem em seu PC. Caso você tenha atualizado algum driver recentemente (logo antes de dar o erro), então uma sugestão é voltar o driver à versão antiga. Para fazer isso, vá em Configurações > Painel de Controle e clique em Sistema. Na janela que é aberta, vá em Gerenciador de Dispositivos.

Procure pelo dispositivo que você andou atualizando recentemente, por exemplo, a placa de vídeo. Clique com o botão direito no driver e vá em Propriedades. Irá abrir uma janela com informações, vá na aba Driver. Você encontrará um botão chamado Reverter Driver. Clique nele para voltar à versão antiga.


Alternativa 3: Outra solução é exatamente o contrário da sugestão anterior: atualize os seus drivers para uma versão mais recente, indo no site do desenvolvedor do hardware.
Alternativa 4: A memória RAM consegue ser mais campeã de telas azuis do que você imagina. É sempre bom saber como está o funcionamento de seus pentes de memória RAM, pois eles podem estar cheios de erros. Utilize sempre programas que verificam a sua memória RAM, como o MemTest. No Baixaki você encontrará a versão para Windows, que não testa toda a memória. Entretanto, há uma versão “bootável” que você encontra no site do desenvolvedor, aqui.
Alternativa 5: Restaurar o Windows é uma boa opção, quando se tem pontos de restauração recentes. É por isso que é tão importante sempre criar pontos de restauração antes de fazer alguma modificação no sistema ou até mesmo antes de instalar um programa — para os mais neuróticos.Entretanto, também é possível restaurar os arquivos do Windows a partir do CD de instalação. Basta colocá-lo e seguir as instruções para conseguir ter os arquivos do sistema de volta. Mas nem sempre isso é garantia de resolução do problema.
..............................................
Se nenhuma das dicas acima funcionou ou ajudou você a resolver pelo menos parte do problema, a última alternativa é realmente reinstalar o seu sistema ou simplesmente chamar um técnico de informática. Boa sorte!


Como prolongar a vida útil do computador !!!!


Algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil do seu computador.

Um computador tem um tempo de vida útil estimado entre dois e quatro anos. Conforme a utilização aplicada e os cuidados dispensados com uma máquina, (também levando em conta os componentes instalados) esse tempo pode aumentar ou diminuir drasticamente.
Por tratar-se de um equipamento que não é dos mais baratos, o qual certamente no momento da aquisição ninguém pretende trocar daqui a alguns meses ou um ano, alguns cuidados simples podem ser aplicados de forma a garantir um melhor desempenho e tempo de uso para seu computador.
Algumas das alterações propostas neste tutorial (com relação à limpeza de Registros, programas e desfragmentação) podem modificar seu computador e sempre é recomendado criar um Ponto de Restauração (para aprender a fazer isto no Windows Vista ou Windows XP, clique no respectivo Sistema), para que caso algo não saia conforme o desejado seja possível voltar atrás de uma maneira fácil e com o menor coeficiente de insatisfação possível. Também, é sempre uma boa idéia monitorar o seu sistema para verificar se os efeitos trazidos por alterações foram satisfatórios.

Limpeza de Componentes
Assim como você não gosta de sujeira, seu computador também não. Tanto o cooler quanto o gabinete acabam acumulando muita poeira (sem contar os outros componentes) e isso é prejudicial para o bom desempenho de seu computador.
Para prevenir o mau funcionamento do computador é recomendado uma limpeza periódica (ao menos do gabinete e do cooler) entre 6 meses e 1 ano para computadores que ficam em ambientes com pouca poeira e a cada 3 ou 4 meses no caso de ambientes com muita poeira ou que passaram por reformas recentemente.Lembre-se: utilize um pincel ou algo macio para a limpeza e tome cuidado ao retirar o cooler para limpeza, pois ele fica quase logo acima do processador. E claro, limpar os periféricos também ajuda a prolongar a vida útil destes itens.

Manter Refrigerado e em local apropriado
Proteja o computador do sol, umidade, líquidos e luz solar em excesso. Luz solar direta sobre o gabinete associado a um ambiente com pouca ventilação pode causar superaquecimento e travamentos. Adicionalmente, você deve ter equipamentos para refrigeração adequados ao seu computador, conforme os componentes que você tenha instalados.
Como um recurso mais acessível e fácil de ser encontrado, você pode adicionar coolers na placa de vídeo, processador e gabinete. Existem componentes com tamanho e potência adequada para cada caso e existem programas que podem ajudá-lo a verificar a temperatura de seu computador de forma a saber se ela esta adequada.
Da mesma forma, não é recomendado fazer overclock no processador ou placa de vídeo, pois se o computador não receber ventilação adequada, esse procedimento pode causar a perda do componente em questão.

Desinstalar Programas Não Utilizados
Para esta tarefa é recomendada certa cautela e escolha criteriosa para evitar posteriores inconvenientes. Será necessário acessar o menu “Iniciar”, e “Painel de Controle”. Feito isto, entre em “Programas” e “Alterar ou Remover um Programa”. Aqui serão listados todos os programas instalados e são detalhadas informações sobre eles.
Verifique se há programas não usados e utilize a ferramenta de desinstalação. Não esqueça de apagar as pastas dos programas desinstalados.

Limpeza de Registros
Os Registros do Windows são constantemente atualizados e modificados, mesmo que você não saiba disso. Quando se instala um programa, as informações dele são adicionadas ao Registro. E a medida que instalações são feitas, novas alterações ocorrem, porém, quando um programa é desinstalado, essas informações permanecem no Registro fazendo com que ele acumule dados desnecessários.
Estas entradas inválidas no Registro podem causar travamento e erros no computador, portanto é recomendado que se faça constantemente uma limpeza nos Registros para otimizar o desempenho e retirar informações inúteis.
No Baixaki, você encontra diversos programas para limpeza e otimização do registro, além de programas de limpeza de disco rígido que também contam com uma ferramenta destinada ao registro. E para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Desfragmentação do Sistema
Após muitas alterações, instalações e desinstalações feitas em seu computador, ele começa a ficar lento, pois o sistema demora muito tempo para encontrar o caminho dos programas em meio a tantos “restos” deixados entre eles. Quando isto acontece, é necessário fazer uma desfragmentação de disco, para que o Sistema possa organizar seus arquivos.
Este é um procedimento simples, porém requer algum tempo com o computador parado para que seja realmente efetivo seu resultado. Caso você não disponha deste tempo, veja aqui como desfragmentar apenas alguns arquivos ou pastas do Sistema.
Instalar e manter atualizados Anti-vírus, Firewall e Antispyware
Nem é preciso comentar que à medida que a internet evoluiu, juntamente as “pragas virtuais” acabaram por se propagar com mais facilidade. Hoje, todo internauta sabe que precisa se proteger contra vírus, trojans, worms, spywares e outras formas de acesso indesejado que podem acabar em uma grande dor de cabeça.
Códigos mal-intencionados e esse tipo de ameaça podem danificar, travar, causar comportamento inadequado de programas ou até mesmo consequências mais drásticas (como danos irreparáveis) ao computador. Para evitar este tipo de transtorno, tenha sempre um bom anti-vírus, antispyware e firewall devidamente instalados e atualizados.
Uma medida simples, porém efetiva é sempre tomar cuidado ao abrir (ou executar) anexos de e-mails vindos de fontes desconhecidas.
Ligar e Desligar o Computador
O ato de ligar e desligar o computador continuamente pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e discos rígidos. Alguns dos erros causados pelos Sistemas Operacionais poderiam ser evitados se o computador pudesse permanecer sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes.Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.Não ligar o computador em tempestadesLigar o computador quando o mundo está acabando lá fora pode trazer problemas. As descargas elétricas geradas durante uma tempestade podem causar a queima de componentes essenciais trazendo como consequência a perda total do computador.

Estabilizadores e No-breaks
A rede elétrica tem muitas oscilações de corrente e isso pode causar danos ao computador. É recomendado que você tenha ao menos um estabilizador para prevenir isto, mas o ideal mesmo seria comprar um no-break, pois mesmo que ocorra uma queda de energia, o computador permanecerá ligado para que você possa desligá-lo de maneira apropriada.
Evitar choques no gabinete
Proteja seu gabinete! Os Discos Rígidos rodam com uma velocidade muito alta e choques contra o gabinete podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los.
Memória RAM e HD
Trocar o Disco Rígido e a Memória RAM são procedimentos que não necessariamente aumentam a vida útil de um PC, mas podem prolongar seu tempo de permanência com um computador. O disco rígido, com o tempo de uso acaba se desgastando e trocá-lo pode ser uma alternativa menos dispendiosa do que trocar o computador inteiro. Aumentar a quantidade de Memória RAM (conforme a capacidade disponível) certamente vai melhorar o desempenho do computador.

Formatar o computador
Esta não é a solução para todos os problemas do computador, porém é um procedimento que pode ser muito saudável se feito de tempos em tempos. Quanto tempo? Para responder uma pergunta como essa, deve-se aplicar um pouco de bom senso.




* Curso Multimídia de Hardware *

Dividido em 9 fascículos e 9 CDs, o Curso Multimídia Hardware – Montagem e Manutenção de Micros Passo a Passo é o mais completo do mercado.Os CDs, totalmente multimídia, apresentam o conteúdo visto nos fascículos por vídeo-aulas, auxiliando o usuário na memorização de todos os passos, tornando o aprendizado mais fácil e agradável.Aprenda a montar e desmontar o Micro, configurar e instalar o Windows e ainda resolver inúmeros problemas de uma forma simples e direta.O curso apresenta um conteúdo amplo e detalhado para quem pretende trabalhar na área ou aprender mais sobre hardware. Nome do Autor: Editora Terra Gênero: Informática Ano de Lançamento: 2008 Obs: São 536 Mb divididos em partes 1 e 2 com 195 Mb, cada e parte 3 com 145 Mb, descompacte e aparecerá 9 arquivos RAR, cada um desses descompactados formará um arquivo ISO, de cada CD, ai pode emular ou queimar.Link 1:

30 de jul. de 2009

316 dica para acelerar seu PC.

Seu Pc anda meio lento ?
Se essas dicam cumprirem o que prometem seu pc vai ficar
muito mais rápido depois que vc aplicar algumas delas, são
dicas de hardwares, softwares,overclocking, e etc.....

28 de jul. de 2009

Aprenda as diferenças entre vírus, trojans, spywares e outros

Nem todos os arquivos que prejudicam seu PC são vírus.

Quem usa um computador — ainda mais com acesso à internet — ouve diariamente as palavras vírus, trojan, spyware, adware e, de vez em quando, a palavra malware. É comum pensarmos que, de uma maneira geral, todos são vírus e perigosos para o computador.
Em parte, esta afirmação é verdadeira: de fato, todos eles podem nos prejudicar de alguma maneira. No entanto, eles não são todos vírus nem iguais. Eles são todos malwares, isso sim.
Malware
Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos. São programas e comandos feitos para diferentes propósitos: apenas infiltrar um computador ou sistema, causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços, etc.
Obviamente que quase 100% desses malwares entram em ação sem que o usuário do computador perceba. Em suma, malware é a palavra que engloba programas perigosos, invasivos e mal intencionados que podem atingir um computador. O primeiro erro dos usuários é este: desconhecendo o termo malware, categorizar tudo como vírus.
Os malwares se dividem em outras categorias, e provavelmente vão continuar se dividindo à medida que malfeitores descobrirem e inventarem novas maneiras de ataques a computadores. Essas categorias incluem vírus, worms, trojans, rootkits, spywares, adwares e outros menos conhecidos. Vejamos um por um.



  • Vírus

  • Não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos de computador. Afinal, os vírus são os programas mais utilizados para causar danos, roubar informações, etc.
    Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, da mesma maneira que um vírus biológico faz.
    Vírus são típicos de arquivos anexos de emails. Isso acontece porque quase sempre é necessário que um vírus seja acionado através de uma ação do usuário.
    Um dos vírus mais perigosos já registrados foi o “ILOVEYOU”, uma carta de amor que se espalhou por email e é considerada responsável pela perda de mais de cinco bilhões de dólares em diversas empresas.

    Worms

  • Worms
Um worm (verme, em inglês) de computador é um programa malicioso que se utiliza de uma rede para se espalhar por vários computadores sem que nenhum usuário interfira neste processo (aí está a diferença entre vírus e worm).
Os worms são perigosos pois podem ser disparados, aplicados e espalhados em um processo totalmente automático e não precisar se anexar a nenhum arquivo para isso. Enquanto vírus
buscam modificar e corromper arquivos, os worms, costumam consumir banda de uma rede.




  • Trojan

Trojan, forma abreviada de Trojan Horse (cavalo de tróia, em português), é um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas e escondidas. Pode ser, por exemplo, um arquivo que você baixou como um protetor de telas, mas, depois da instalação, diversos outros programas ou comandos também foram executados.
Isso significa que nem todo trojan prejudica um computador, pois, em alguns casos, ele apenas instala componentes dos quais não temos conhecimento, forçadamente.
Daí a relação com o cavalo de tróia, historicamente falando. Você recebe um conteúdo que acha ser uma coisa, mas ele se desenrola em outras coisas que você não esperava ou não foi alertado.


  • Rootkits
Os rootkits englobam alguns dos mais escabrosos malwares já conhecidos. Isso porque estes programas miram simplesmente o controle de um sistema operacional sem o consentimento do usuário e sem serem detectados.
O grande mérito do rootkit é sua capacidade de se esconder de quase todos os programas antivírus através de um avançado código de programação. Mesmo que um arquivo rootkit seja encontrado, em alguns casos ele consegue impedir que você o delete. Em resumo, os rootkits são a maneira mais eficiente para invadir um sistema sem ser pego.

  • Spywares
Spy, em inglês, significa espião, e foi com essa característica que os spywares surgiram. No começo, os spywares monitoravam páginas visitadas e outros hábitos de navegação para informar os autores. De posse dessas informações, tais autores podiam atingir os usuários com mais eficiência em propagandas, por exemplo.
Porém, com o tempo, os spywares também foram utilizados para roubo de informações pessoais (como logins e senhas) e também para a modificação de configurações do computador (como página home do seu navegador).
Hoje, os spywares ganharam atenção especial de diversas empresas que desenvolveram programas específicos para acabar com este tipo de malware


  • Adware
O último malware dessa lista geralmente não prejudica seu computador, mas te enche o saco, com certeza. Adwares são programas que exibem, executam ou baixam anúncios e propagandas automaticamente e sem que o usuário possa interferir.
Geralmente, ícones indesejados são colocados em sua área de trabalho ou no menu Iniciar para que você acesse o serviço desejado.
Hoje, os adwares são considerados como uma categoria de software, diferenciando-se de freewares (programas gratuitos) e demos ou trials (programas para testar), uma vez que eles têm a intenção de divulgação, e não de prejudicar um computador.

27 de jul. de 2009

Windows 7 tira mais de hardware, diz Intel

Trabalhador observa produção de circuitos: hardware poderoso será melhor aproveitadoA Intel avalia que a estreia do Windows 7 permitirá aos usuários perceber melhor as vantagens de PCs com processadores de ponta, como os chips iCore7.Em post no blog do Windows para parceiros, o gerente da Intel Joakim Lialias expõe alguns argumentos sobre quais características ele considera que serão beneficiadas com a adoção do novo sistema operacional da Microsoft. Para Lialias, o código do novo Windows é mais eficaz em gerenciar múltiplas tarefas realizadas por um chip de vários núcleos.Assim, o uso de um PC para atividades como rodar vídeos, baixar arquivos da web e processar um jogo simultaneamente torna-se um processo sensivelmente mais rápido no Windows 7 que no Vista, levando em conta um computador com a mesma configuração de hardware.Entre os processos que mais demandam poder de processamento está carregar interfaces gráficas complexas, como é o caso de vídeos em alta definição e jogos eletrônicos. Para Lialias, o Windows 7 abre melhor perspectiva para os desenvolvedores de games desenharem seus produtos de forma a explorar ao limite o poder de processamento de chips com vários núcleos.O gerente da Intel confere à melhor performance processador/sistema operacional o fato do Windows 7 apresentar resultados superiores na velocidade de boot e shutdown de uma máquina em comparação com o Windows Vista.A opinião da Intel é, em parte, avalizada também pela AMD que vê no Windows 7 uma oportunidade de explorar melhor gráficos para jogos e processamento de aplicações complexas. Em blog, o gerente da AMD para parceirias, Richard Huddy, aponta que a plataforma DirectX11 que deve estrear junto com o novo Windows permitirá às aplicações gráficas usar com mais eficiência o poder de processamento de placas gráficas e processadores dos PCs.Boa parte dos avanços no hardware, no entanto, fica limitada quando o usuário opta por uma versão de 32 bits do sistema operacional. Isto ocorre, entre outros motivos, porque o Windows com 32 bits não é capaz de aproveitar integralmente a memória randômica de máquinas com mais de 3 GB de RAM.Assim, um desktop com 4 GB ou ainda 8 GB de RAM e um processador de múltiplos núcleos pode ser explorado melhor com um sistema operacional de 64 bits. A limitação nesse caso é dada pelo pouco número de aplicativos disponíveis para plataforma em 64 bits.Desse modo, muitos consumidores preferem uma versão do Windows com 32 bits para evitar problemas de compatibilidade com aplicações antigas. Configurações poderosas de hardware, portanto, ainda dependem de avanços na indústria de software para serem exploradas plenamente.No caso da Microsoft, além do Windows 7 em 64 bits, a companhia prepara o Office 2010 também em versão para 64 bits.

Recuperar Dados em HDs Formatados

A forma de recuperar dados em HDs formatados com o File Recovery é bem semelhante à forma de recuperar um arquivo apagado de forma normal. A diferença é que você deve fazer a busca por unidade física, e não por unidade lógica.
Os passos aqui não serve para recuperar partições, e sim para recuperar arquivos individuais ou pastas que você tenha perdido com a formatação. Outra coisa é que este método pode ser usado como uma alternativa ao tutorial de recuperação de arquivos deletados por busca de unidade lógica, caso você não tenha tido sucesso com ele.
Para começar você deve escolher a guia “Physical Drive”. Observe a Imagem.

Agora, escolha um drive da lista e clique no Botão “Find Logical Drives“, segundo botão da imagem acima.
Após clicar no botão, vai aparecer uma janela para você selecionar em qual parte do HD o programa deve procurar por arquivos a recuperar. Só tenha em mente que, dependendo do valor escolhido e da velocidade do seu pc, a busca por arquivos pode demorar muito, mas muito tempo mesmo. Então, tente ser o mais específico possível ao selecionar a distância.
Com a parte selecionada, clique no V, e na próxima janela só resta esperar. Passado o processo da procura, o programa cai na janela inicial, mas desta vez ele mostra mais opções de discos lógicos.
Repare nos discos marcados com (lost), estes são os discos em que você deve procurar os arquivos perdidos. Escolha um deles e clique no V.Uma janela parecida com a do Windows Explorer deve aparecer.
A partir daqui o processo de recuperação é fácil. Você deve escolher qual o arquivo a ser recuperado, clicar com o botão direito e clicar na opção Save to…Depois selecione uma pasta para recuperar o arquivo.
E é isso.

23 de jul. de 2009

Formatar o HD pode estragar o componente?

Este é mais um dos mitos relacionados aos componentes do nosso computador.
Muitos usuários têm dúvidas quanto a diversos componentes do computador. Neste meio, diversas situações complexas e até mesmo lendas são espalhadas a cada dia, o que pode deixar muitas dúvidas em quem não conhece bem as peças há um bom tempo.
No caso dos discos rígidos, por exemplo, muitos acreditam que formatá-los é um processo que pode danificar o componente. Para diversas pessoas, isso diminui a vida útil do HD e pode fazer com que ele apresente mais falhas ou erros após diversas formatações.
Mas é verdade?
Não há grandes estudos na prática sobre o resultado de diversas formatações no disco rígido, o que dificulta a exatidão de uma resposta para os usuários. No entanto, nada de diferente acontece no HD ao formatá-lo, seguindo os padrões normais de funcionamento que acontecem simplesmente ao ligarmos o computador.
Desta forma, podemos entender que o processo de funcionamento de um disco rígido é mecânico, e como tudo o que é mecânico, hora ou outra estraga. Você liga o computador, e ele começa a girar em velocidades altíssimas, o que nativamente já causa algum desgaste.
Cuidados essenciais
Na realidade, nos discos rígidos comuns, que, como citado anteriormente, giram em velocidades muito altas, o melhor que se pode fazer para conservá-los é não causar impactos no componente ou gabinete enquanto eles estiverem ligados.
Optar por marcas confiáveis e de procedência ao comprar um novo HD também é algo recomendado, o que dúvida trará mais durabilidade ao componente. E, formatando-o ao menos em períodos normais de uso, dificilmente ele apresentará problemas em decorrência disso.

Meu PC não liga e agora?

Veja várias dicas e procedimentos para realizar quando o computador não dá sinal de vida.
Computadores são máquinas muito misteriosas, tanto que várias vezes fica muito difícil descobrir quais as causas de alguns erros do computador. O pior problema é justamente quanto o computador nem sequer liga, porque aí você não tem a mínima ideia do que fazer. Justamente para isso hoje você vai aprender quais procedimentos tomar nesta hora de desespero.
Cabos externos
Primeiramente cheque se os cabos de energia estão devidamente conectados e se houver uma barra de tomadas ou um estabilizador, verifique se ele está realmente funcionando. A luz desses aparelhos estar acesa nem sempre significa que ele está passando energia para as tomadas. Portanto, teste o computador diretamente numa tomada. Caso seu computador ainda não tenha ligado, tente utilizar outro cabo de energia. Feito isso, verifique se sua fonte não possui uma chave de liga/desliga e confirme se ela está na posição correta.


Hora de abrir o computador
Ao instalar novos componentes de hardware é muito comum que ocorram problemas com as peças de hardware. As placas-mãe são equipadas para não ligar quando alguma placa está mal encaixada, quando a memória não está devidamente posicionada ou até mesmo caso algum componente que necessite de energia (como placas de vídeo mais modernas) não esteja com o cabo de alimentação conectado.

Então vamos lá, verifique se os cabos da fonte estão bem encaixados. A placa-mãe possui um conector direto da fonte, os discos rígidos e às vezes até a placa de vídeo. Após conferir isso, verifique se as placas estão bem encaixadas nos slots e se as memórias estão bem posicionadas (note que as placas-mãe possuem uma trava para a memória, se esta trava não estiver na posição trancada, significa que elas estão fora de posição).
Talvez seja ideal fazer o processo contrário, retirar todas as placas e tentar ligar. Muitas vezes o PC volta a ligar, daí é só ir colocando placa por placa e descobrir qual está gerando problemas.
Raios e quedas de energia podem danificar seu hardware
Muitas vezes você nem percebeu, mas quando a energia caiu há alguns dias atrás, um dos componentes do seu computador sofreu graves consequências. Pois bem, agora o problema é um pouco mais complicado, porque se alguma coisa queimou, você terá de testar utilizando outros componentes de hardware. O primeiro item a ser verificado é a fonte de alimentação, porque na maioria das vezes ela é a pobre coitada que segura os raios e protege o restante do PC

A grande vantagem da fonte de alimentação é justamente isso, normalmente ela nem chega a queimar, somente um fusível dela sofre danos e detém a corrente elétrica que queimaria todo o resto do seu hardware. Talvez nesta hora fique um pouco difícil para você, portanto chame aquele seu amigo que manja de informática ou consulte um técnico para ver se o fusível está realmente queimado.
Caso você tenha certeza que sua fonte está normal, talvez seja hora de checar as placas offboard. Ao testar suas placas em outro computador, você já tem como ter certeza que determinado item de hardware não é culpado.
O PC liga, porém não há imagem na tela
Muitas vezes você percebe que o computador está ligando, pois os leds frontais acendem, a fonte está fazendo o barulho normal, contudo você ouve barulhos diferentes vindo da placa-mãe. A maioria das placas-mãe utilizam uns apitos bem agudos para mostrar se está tudo funcionando perfeitamente ou se algo está errado. Evidentemente cada placa-mãe utiliza um aviso sonoro diferente, portanto consulte o manual da sua placa para verificar qual o barulho certo e o que significa outros apitos.
Isso geralmente também ocorre com placas de vídeo offboard que necessitem de alimentação, porque não tendo a devida energia necessária para que a placa funcione, ela não enviará imagem alguma para o monitor. Certas montadoras de placas de vídeo usam um led (ou um barulho irritante) para mostrar que o cabo de energia não está conectado. Para solucionar o problema, você deve apenas conectar o cabo na placa de vídeo e então ligar o PC normalmente.
Jumpers na placa-mãe
Essa etapa exige certo conhecimento do usuário, sendo que você jamais deve sair mudando os jumpers da placa-mãe sem saber o que está fazendo. Portanto, antes de alterar qualquer coisa, leia bem o manual da placa-mãe e localize onde está o jumper para “resetar” a bios. Após ter feito isso, tente ligar o computador. Caso não obtenha resultados positivos, chame um técnico para ver o que exatamente sua máquina tem de errado.









Transfira arquivos e configurações de um computador para outro de forma fácil

Saiba como transferir os dados de um computador antigo para um novo com Windows Vista
A maior preocupação de quem compra um computador é conseguir passar todos os dados pessoais do PC antigo para o novo sem perder os arquivos e configurações. Isso fica mais complicado quando o usuário quer passar os dados de um Windows XP ou Windows 2000 para um Windows Vista, pois eles não são totalmente compatíveis.
Nem todos os programas de backup conseguem transferir os dados de um computador para outro de forma satisfatória, ainda mais quando o Sistema Operacional é diferente. Como a maioria dos computadores vendidos atualmente possui o Windows Vista instalado por padrão e, na mesma proporção, a maioria dos computadores antigos rodam com o Windows XP, esse tipo de transferência se torna ainda mais comum.Para facilitar esse processo, a Microsoft disponibiliza uma forma fácil de realizar a transferência de dados de um computador para outro através do Windows Easy Transfer (Transferência Fácil do Windows). O programa é capaz de transferir os seguintes dados:





Contas de Usuário;
Arquivos e pastas (fotos, músicas e vídeos);
Configuração de emails, contatos e mensagens;
Configurações do Windows;
Configurações e arquivos de dados de programas;
Configurações de Internet e favoritos.
Entretanto, o programa não transfere os aplicativos, somente as configurações. Será necessário reinstalar os programas no computador novo depois de usar o Windows Easy Transfer. Além disso, para computadores com o Windows 2000, não é possível fazer a transferência das configurações de sistema e configurações de programas para o Vista, apenas arquivos e pastas.

Formas de transferência
Existem três formas de realizar a transferência de dados usando o Windows Easy Transfer: com o Cabo de Transferência Fácil (USB), por uma rede local ou através de um dispositivo portátil. Veja mais detalhes abaixo:
Cabo de Transferência Fácil
É um dispositivo que permite transferir os dados através de um cabo USB conectado em ambos os computadores. Ele pode ser comprado em lojas de informática especializadas. A vantagem desse equipamento é a facilidade de manuseio e a velocidade de transferência, basta instalar o programa e conectar os cabos para iniciar o processo.
Rede de computadores
Se você possui uma rede interna de computadores e não quiser (ou não puder) adquirir o cabo USB, a transferência pela rede é a melhor solução. Assim, você pode usar a conexão local para transferir todos os dados em tempo real sem complicações.

Mídia Removível


Uma forma simples, mas em alguns casos limitada, é usar um dispositivo portátil como CDs, DVDs, Blu-Ray, Pendrive, disco rígido (HD) ou qualquer outro dispositivo portátil. Se você não tiver muitos arquivos no computador antigo, um CD ou DVD deve ser suficiente para armazenar os dados.
Insira o dispositivo no computador velho e inicie o Windows Easy Transfer. O programa analisa o sistema e seleciona as pastas mais comuns automaticamente. Além disso, é possível inserir outros itens manualmente e proteger os dados com uma senha para manter seus documentos pessoais seguros.
Assim como a maioria dos produtos da Microsoft, o programa para transferência fácil do Windows é bastante intuitivo e fácil de manusear. Ele orienta de forma clara todas as etapas para realizar a transferência, independentemente da forma que você o fará.


Depois de tudo pronto, você poderá usar seu computador novo com o Windows Vista todo configurado, do jeito que você costumava usar no computador velho.

20 de jul. de 2009

Curso de Hardware SENAC 2008 - Clube do Hardware


Curso de Hardware e Montagem de microcomputadores do SENAC 2008.Adquirir

conhecimentos e habilidades necessários para realizar montagem e manutenção de computadores, configurando e instalando softwares.1- Noções de Eletricidade e Eletrônica Básica;2- Multímetro: Teste de Tensão, Corrente Elétrica, Continuidade e Curto Circuito;3- Tipos de Gabinete;4- Placa-mãe: Tipos de Conectores, Tipos de Modelos e Formatos, Recursos On board, Componentes Básicos, Manual e Jumpers;5- Manutenção Preventiva;6- Particionamento e Formatação do HD;7- Instalação e Configuração do Windows 98 e Office 2000;8- Processadores;9- Memórias;10- Disco Rígido: Geometria do HD, Sistema de Arquivos e Tecnologia;11- Clonagem de HD;12- Setup;13- Instalação do Windows XP, Office XP e Antivírus;14- Simulação de Erros e Resoluções.

Donwload:

Acelerando a Memória RAM


» Sinopse Aprenda a tunar sua memória ram, mudando configurações do windows, vendo os

resultados com os programas.
»InformaçõesNº de páginas: 6 Tamanho: 300 Kb Formato: doc

Linux - Redes e Servidores - Guia Prático


» Dados do EbookNome do livro: Linux - Redes e Servidores - Guia PráticoNome do Autor: Carlos E. MorimotoGênero: TutorialAno de Lançamento: 2008Editora: Guia do Hardware
» SinopseInicialmente, as redes eram simplesmente uma forma de transmitir dados de um micro a outro, substituindo o famoso DPL/DPC (disquete pra lá, disquete pra cá), usado até então.As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro. Na época, o meio mais usado para armazenamento externo de dados e transporte ainda eram os cartões perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caracteres cada (o formato usado pelaIBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por cartão).Eles são uma das formas mais lentas, trabalhosas e demoradas de transportar grandes quantidades de informação que se pode imaginar. São, literalmente, cartões de cartolina com furos, que representam os bits um e zero armazenados.

»Informações
Nº de páginas: 34
Tamanho: 1.4MB
Formato: pdf

Donwload

15 de jul. de 2009

14 de jul. de 2009

Truque para fazer o Internet Explorer abrir mais rápido

INICIAR>Executar…>regedit
Ir até… HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace/
Para criar um backup da chave de registo, para o caso de ter algum problema (que normalmente não terá):
Botão direito {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}
Clique Export (escolha o nome que deseja)
Clique Save
Pode agora apagar a chave em segurança
Se quiser restaurar a chave apagada faça duplo clique na chave guardada.
Podem eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro:
[HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace/Expanda a pasta NameSpace, e apague a pasta:{D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}
Se por acaso não estiver lá esta pasta, então é porque ela já foi apagada, provavelmente por algum software de optimização.

11 de jul. de 2009

Como Instalar um anti vírus no pen drive !!!



Se você é o tipo de pessoa, que assim como eu, leva uma vida dentro de um pen drive sabe que é de fundamental importância a preservação e a integridade dos seus dados. É comum que em certos momentos você encontra vírus no pen drive, ainda mais se você costuma colocá-lo em varios computadores, e não sabe como se encontra as atualizações e a verificação do PC.
Com esse post nós iremos instalar um anti-vírus, no pen drive para que você possa carregá-lo para onde você for, fazendo assim a proteção dos seus arquivos, já que arquivos infectados podem trazer muitos problemas para você. O software que iremos usar é o ClamWIn Portable, que é capaz de detectar varios tipos diferentes de “pragas”. O primeiro passo para começarmos é fazer o download do programa, e depois disso iremos começar a instalação.
Para iniciar a instalação basta você executar o arquivo que você acabou de fazer o download, clicar em “next”, e agora você determinará o local aonde o anti vírus será instalado, nesse caso escolha a partição do seu pen drive, clicando em “browse”.


http://www.baixaki.com.br/download/clamwin-free-antivirus-portable.htm
Escolhendo o local de Instalação do ClamWin Portable
Depois que você direcionou a instalação para o seu pen drive basta você clicar em “install”, e a instalação será feita, o que pode demorar alguns segundos.




Fazendo a instalação do ClamWin Portable
Quando o processo de instalação terminar basta você clicar em “finish” e a sua instalação estará concluída. Agora é só você iniciar o anti vírus, na primeira vez que você inicializá-lo abrirá um caixa na qual informa que existe uma atualização, clique em “sim”. Durante alguns minutos o ClamWin estará fazendo a atualização do seu banco de dados.
Agora está pronto, com seu pen drive protegido e com o anti vírus instalado, é só você escolher o local a ser verificado, e fazer a varredura clicando em “scan”.
Com esse post espero ter ajudado a você que assim como eu tem a necessidade de preservar a integridade dos seus dados, que você carrega para todos os lugares

Proteja-se do Conficker e de outras pragas virtuais da atualidade'''''



Saiba como se defender do vírus que infectou 15 milhões de PCs e está incomodando até a Microsoft.

Eles são o terror de quem usa a internet. Malwares! É difícil que um internauta nunca tenha tido problemas com vírus e outros programas maliciosos que infestam o ciberespaço.
Ultimamente o mundo virtual tem ficado apreensivo quanto a uma nova e desconhecida ameaça que ronda a internet e está incomodando uma das mais poderosas empresas do mundo: a Microsoft.
Ele é chamado de Conficker e estimativas apontam para mais de 15 milhões de computadores infectados. Seus efeitos ainda são um mistério, pois informações sobre do que ele é capaz ainda são imprecisas. Seu poder deverá ser conhecido amanhã: especialistas acreditam que ele será ativado no dia 1º de abril de 2009.
CONFICKER
A ameaça misteriosa
Ele começou a ser distribuído ano passado e já alcançou mais de 15 milhões de computadores ao redor do mundo (de acordo com estimativas da F-Secure). Depois de sua descoberta e consequente enfraquecimento, seus programadores já lançaram diversas novas versões. Ao infectar uma máquina, ele pode se espalhar pela rede automaticamente, sem que seja necessária a mínima atividade.
Até a gigante da informática Microsoft entrou na briga e no dia 13 de fevereiro deste ano ofereceu uma recompensa de US$ 250 mil para quem ajudar a prender os seus criadores. Este malware é o Conficker, também conhecido por Downadup, que surgiu no ano passado e já pôs em sinal de alerta todo o mundo virtual.
Este software malicioso se aproveita de uma brecha de segurança nos sistemas operacionais Windows e então se aloja no sistema. Especialistas da Symantec apontam que o maior número de PCs infectados possuem Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 não atualizados. Ao contrário do se acreditou inicialmente, o Windows Vista também está vulnerável a esta infecção.
Do que ele é capaz?
Especialistas dizem que ele deverá ser ativado e realizar seu primeiro ataque amanhã, dia 1º de abril de 2009. Mas especialistas da Microsoft apontam que ele impede o uso do recurso de restauração do sistema e baixa outros malwares para o computador. Desativando a restauração, o vírus impede que você consiga restaurar seu sistema a um ponto anterior a alguma alteração.
Objetivos maliciosos
Mas você também deve estar se questionando: qual seria o intuito de se invadir tantas máquinas assim simultaneamente? Pesquisando na internet, uma hipótese foi bastante recorrente, a de que os responsáveis por este malware objetivem criar uma enorme botnet.
Botnets são redes de máquinas infectadas por vírus que as tornam “zumbis”, ou seja, elas ficam vulneráveis a um controle à distância, de maneira simultânea e coordenada, por outras máquinas. Desta forma, os criadores do Conficker poderiam espalhar em pouco tempo mensagens de spam e até mesmo abalar a estrutura de internet de um país inteiro, tudo sem sair da frente de um computador central.
A título de comparação, um dos mais ameaçadores botnets da atualidade chamado de Storm, possui em sua rede 80 mil máquinas, um número milhões de vezes inferior aos 15 milhões do Conficker estimados pela F-Secure. Ou seja, independente do que este malware for capaz, provavelmente irá causar dano a muita gente.
Proteja-se!
Além de previsões virtualmente apocalípticas, os especialistas também dão algumas dicas de como se proteger desta ameaça invisível. A Microsoft lançou uma atualização para corrigir a falha no sistema utilizada pelo Conficker. Clique aqui para fazer o download. É importante instalá-la antes mesmo de desinfectar sua máquina.
Contudo, é possível que o vírus bloqueie a atualização e neste caso, tente algumas das alternativas abaixo, desenvolvidas especialmente para combater o Conficker (também conhecido como Downadup). Clique nas imagens para fazer o download:

W32.Downadup Removal Tool (2,2 MB – Symantec)


KidoKiller ( 102 KB – Kaspersky)


Anti.Downadup (2,5 MB – BitDefender)


F-Downadup (4,5 MB – da F-Secure)

Estes aplicativos irão varrer todo o seu sistema atrás do malware. Todos os quatro links disponibilizados são para downloads diretos e foram retirados dos respectivos sites de cada programa.
Cuidado na hora de se proteger
Devido a todo o alvoroço em torno desta ameaça, muitos outros cibercriminosos se aproveitam para conseguir novas vítimas. Portanto, fique atento e não saia clicando em qualquer link que promete levar você até a cura do Conficker. Antes disso, procure verificar a fonte da informação, de onde ela vem e também para onde levará você.
Outros crackers foram capazes de manipular resultados de buscas do Google, prometendo proteção contra a nova versão do vírus que será lançada amanhã. Na verdade, estes links podem levar você para páginas com novas infecções para seu computador, o que seria algo totalmente desagradável. Apesar do mecanismo de busca do Google ser um dos mais eficientes do mundo, nem sempre ele consegue ser 100% seguro. Fique atento!
A F-Secure divulgou ainda uma página falsa na internet que promete ter a cura para esta praga. Acessando o site remove-conficker.org, os usuários poderiam fazer o download de um antivírus que daria conta do recado.
Só que na prática o que acontece é justamente ao contrário. O programa baixado infecta sua máquina e lhe oferece a versão completa do software por US$ 40, para que então você possa limpar seu PC. A página citada está desativada, mas é sempre bom estar com os dois olhos abertos com esses pilantras.
Portanto, se você quer realmente se proteger baixe um bom programa antivírus como o Kaspersky, o NOD32, o Avira, o Norton, o F-Secure, o BitDefender ou tantos outros ótimos softwares do gênero que lhe ajudarão a manter sua segurança. Lembre-se também de manter o banco de dados de seu antivírus sempre atualizado, este é outro ponto importante.
Será?
"Quando a esmola é demais o santo desconfia", já diz o velho ditado popular. Será que uma ameaça tão grande, comparada inclusive ao Bug do Milênio devido à imprecisão de suas informações, teria sua data de lançamento divulgada assim, tão abertamente? É de se desconfiar, afinal, o apocalipse cibernético provavelmente não seria anunciado aos quatro cantos desta forma. De qualquer modo, o Conficker existe e precaução nunca é demais, portanto, além de manter seus antivírus atualizados, procure também realizar um backup daquilo que é essencial em sua máquina para não correr maiores riscos.
OUTRAS PRAGAS
Sequestrador de arquivos
Uma nova onda entre os crackers (os “programadores do mal”) é a de programas que sequestram arquivos da máquina infectada e então pedem um “resgate” para que você possa reavê-los. Estes softwares maliciosos normalmente são instalados juntamente com outros programas, passando-se por uma atualização de algum outro aplicativo.
Um bom exemplo disso é o FileFix. Ele funciona assim: uma “atualização” é instalada em sua máquina e então trava seu acesso a arquivos com extensão DOC (do Microsoft Word) e PDF (do Acrobat Reader). Se você tenta abrir um destes arquivos, recebe um aviso indicando a instalação do FileFix 2009, um programa que irá desbloqueá-los.
Este software cumpre o que se propôs a fazer, só que a versão gratuita do programa é capaz de liberar apenas um arquivo. Para fazer o mesmo com o restante será preciso adquirir o FileFix Pro, que custa US$ 50. Se você foi uma das vítimas deste malware, não se preocupe. A Bleeping Computer desenvolveu o Anti FileFix, software gratuito que consegue recuperar seus arquivos bloqueados pelo FileFix.



Um vírus exclusivo do sistema operacional Linux e que poderá causar alguma dor de cabeça aos seus usuários é o psyb0t. Diferentemente dos outros malwares, ele não ataca seu computador ou notebook, mas sim modems ADSL e roteadores. Ele se aproveita de senhas fracas do equipamento e também da desatualização de firmwares para roubar informações de nomes de usuários e demais senhas usadas no computador.
Contudo, o vírus não tem vida fácil no Brasil. As prestadoras de conexão ADSL normalmente bloqueiam as conexões necessárias para a instalação do vírus e também a configuração padrão normalmente presente em modems e roteadores acabam por impedir que esta praga ataque o seu equipamento. De qualquer jeito, é sempre bom ficar atento e se proteger.

Malware é sempre um assunto complicado. Se você já passou por alguns problemas por causa deles sabe do que eu estou falando e provavelmente deve ter alguma proteção em sua máquina. Se você nunca foi infectado por vírus, não espere pela primeira vez para cuidar da segurança de dados e informações presentes em seu computador. Baixe um antivírus hoje mesmo.
De uma forma ou de outra, seja roubando informações, bloqueando acesso a arquivos ou até mesmo danificando seu computador gravemente a ponto de haver necessidade de formatação, estas ameaças estão sempre presentes e é preciso muito cuidado para evitá-las.
Espero que as informações que prestei a todos possam ajudar na proteção contra o Conficker. É importante ressaltar que este artigo não se trata de uma brincadeira de 1º de abril. Para o bem de toda a comunidade virtual, sempre que houver alguma novidade em relação a este assunto ainda tão desconhecido, eu solicito a vocês usuários que nos informem, postando comentários ou enviando emails. É só compartilhando a informação que conseguiremos nos proteger. Um abraço e boa semana a todos!

10 de jul. de 2009

Simulador de Formatação e Instalação do XP'''


Este aqui tambem é muito maneiro pra galera que quer aprender a formatar seu próprio computador!!!


Donwload

Simulador de Defeitos !


Este é um jogo, fabricado pela Intel. O objetivo dele é ensinar as pessoas sobre manutenção em computadores jogando! O jogo é um simulador de erros onde você disponibiliza de diversas opções para resolver o problema. O bom é que ao escolher uma alternativa errada, ele te diz o porque não é aquilo. O simulador é ideal para quem está começando no ramo agora, e ainda não tem muita experiência.

Donwload

9 de jul. de 2009

Dez dicas para deixar o Windows XP mais rápido !!!!!!





1)Tenha pelo menos 512 MB de RAM

Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.



2) Remova os efeitos "especiais"

Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:

Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;

Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;

Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

3) Desabilite as pastas ZIP

O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip e o WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:

Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas).

Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.

4) Remova aplicativos desnecessários na inicialização

Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig;

Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador.

Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus. Remova somente aqueles que você conhece.

5) Faça uma faxina no disco rígido

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;

Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.

São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

6) Desabilite a indexagem de arquivos para busca

O Windows XP, por padrão, monta um arquivo índice de todo o discos rígidos, para acelerar buscas de arquivos. Se você não faz buscas com freqüência, desabilitar esta função vai acelerar o desempenho do seu sistema. Para remover a indexagem de arquivos:

Abra o item Meu Computador;

Marque cada um dos seus discos rígidos, clique com o botão direito sobre eles (um de cada vez) e selecione o item Propriedades.

Na janela que será aberta, desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo;

Na janela seguinte, deixe marcado Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos.
Se der erro em algum arquivo, clique em Ignorar Todos.

Desfragmente o disco para ordenar os dados e facilitar a sua leitura

7) Limite o número de fontes

Cada vez que o Windows é inicializado, ele carrega todas as fontes (os tipos de letras). O ideal é que o número não passe de 500, ou o sistema rodará de forma mais lenta. Para remover fontes, vá na pasta C:WINDOWSFonts e mova os arquivos para uma outra pasta (ou até mesmo para um CD-ROM, pra uso posterior). Cuidado para não apagar fontes que você deseja utilizar.

8) Mantenha o sistema sempre atualizado

Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.

9) Tenha cuidado com Spyware e vírus

Além de outros males que estes programas podem fazer ao seu computador, spyware instalado no sistema diminui sensivelmente a velocidade do Windows. Use somente anti-vírus bom na sua máquina e mantenha o em dia. Pare remover spyware, utilize programas como Ad-Aware e o Spybot.

10) Desfragmente o seu disco rígido

Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.

8 de jul. de 2009

Antes de formatar seu computador faça um backup dos drivers, use o Driver Genius ou Driver Max.


Um bom trabalho executado requer um bom planejamento, se você pretende formatar seu computador ou mesmo de um amigo ou cliente, antes de faze-ló gaste algum tempo planejando e fazendo tarefas para facilitar sua vida depois da formatação.

Instalar e utilizar um programa para fazer o backup dos drivers do computador em questão é uma destas tarefas.

Eu utilizei e ainda utilizo dois destes programas o Driver Max ou Driver Genius ambos são ótimos programas para se fazer o backup dos drivers e posteriormente a atualização dos drivers apos a instalação.

Normalmente não prestamos muita atenção nisso mas as fabricantes de peças para computadores como HDs, Placa Mãe ou Placa de Vídeo, lança nova versões de drivers para seus produtos com certa freqüência e este programas nos ajudam a manter nossos computadores com as versões mais atualizadas destes drivers o que nos proporcionaria um melhor desempenho destes dispositivos.

Baixe o Driver Max ou Driver Genius e instale no seu computador eles funcionam tanto com Windows XP quanto com o Windows Vista.

Baixe o Driver Max




Clique em “ Backup Drivers” e escolha o local onde deseja salvar o backup.

Para restaurar os drivers e reinstalar clique em “ Restore drivers from backups” ele ira solicitar a pasta onde foi salvo e fará a restauração.



Na opção “ Check online for driver updates ” você busca atualizações para o driver instalado em seu computador direto da internet.

Baixe o Driver Genius.



Na opção” Backup Drivers ” escolha o local onde deseja salvar o backup ele fará o backup.

Na opção” Restore Drivers ” ele ira solicitar a pasta onde foi salvo os drivers e fará a restauração.

Na opção” Update Drivers ” ele busca atualizações para o driver instalado em seu computador direto da internet.

Download