30 de set. de 2009

Curso em Flash: Use o seu PC a distância


Excelente curso com em flash a qualidade INFO, que irá lhe mostrar uma uma série de tecnologias que permitem a comunicação remota entre dois ou mais micros, com a função de trabalho, lazer, segurança ou compartilhamento de arquivos.

Ainda vai lhe mostra passo-a-passo como instalar e configurar soluções como LogMein e o Avvenu, que oferecem ao usuário comum a facilidade de conectar um micro remoto, por exemplo, seu PC doméstico a qualquer outro computador na Web.
Neste curso também há espaço para multimídia. Veremos como instalar e operar o Winamp remote, um plug-in do tocador de mídia Winamp que permite ouvir pela Web canções armazenas em um micro distante. Veremos ainda, como transmitir para web as imagens captadas por uma câmera de vídeo acoplada a um micro remoto.


Crie sites em 60 minutos (vídeo aula interativa)



Guia passo a passo em tempo real. Faça você mesmo um web site de qualidade em uma hora! Aulas interativas feitas por profissionais, instruções claras e precisas. Sem complicação!

Curso Video-aulas INFO - Redes Wifi


Com este curso você será capaz de montar sua rede sem fio em três horas! Para que se enrolar com os cabos, se da para viver sem eles?
Esse curso feito pela Revista Info Exame explica em video aulas interativas feitas em flash e pequenos videos, como montar uma rede sem fio de baixo custo.
O arquivo de imagem é no formato .nrg, então você deve utilizar o nero para gravar a mídia ou DAEMON Tools que na nossa opinião é uma das maneira simples e muito eficiente de emular unidades de CD e DVD.

Desk Drive: Acesse pen drives e CDs diretamente do desktop


Um detalhe muito interessantes de algumas distribuições Linux é a maneira como os discos removíveis, partições e CDs são tratados. Eles ficam a um clique de distância, através da área de trabalho. No Windows também podemos fazer isso com as partições do HD, criando atalhos no desktop. Mas como fazer o mesmo com discos removíveis? Pensando nisso, o pequeno e gratuito Desk Drive foi criado.
Desk Drive
Opções do Desk Drive
Opções do Desk Drive
Desenvolvido pela Blue Onion Software, o Desk Drive detecta e cria atalhos no desktop para dispositivos conectados ao PC, como pen drives, CDs, unidades de rede ou partições. Após o disco ser ejetado ou o CD removido, o atalho desaparece do seu desktop. Tudo automaticamente, de forma simples e rápida.
Ejetar disco
Ejetar disco
O Desk Drive também é bastante personalizável. Através das opções (clique direito no ícone da bandeja, Opções…), é possível definir o que vai para o desktop (CDs, removíveis, fixos, etc), adicionar exceções, lembrar a posição dos ícones, ocultar o ícone da bandeja e mais.
Se você desativou a opção de execução automática do Windows para evitar infecção de vírus, o Desk Drive certamente é uma boa opção para suprir essa lacuna. Outra facilidade que o programa traz é a opção de ejetar o dispositivo. No menu de contexto do atalho, basta clicar em ejetar e desespetar o pen drive.
Com certeza esse é mais um programa quase essencial, além de acessível e leve. Comparado com tamanha usabilidade, o 1 MB de memória que o aplicativo consome se torna insignificante.
Fonte: Guia do Pc

Como escolher a placa mãe certa para você !!

Um dos componentes mais importantes do seu computador precisa de atenção na hora de ser escolhido. 


Este artigo é para pessoas que não gostam de comprar computadores prontos, sem saberem o que tem dentro do gabinete. Se você não se contenta com o que é oferecido nas lojas, se quer personalizar sua própria configuração, se tem medo de ser enganado por técnicos charlatões, ou se simplesmente tem curiosidade a respeito das peculiaridades que se deve levar em conta na hora de comprar uma placa mãe, leia até o final e se torne um craque, para nunca mais levar para casa um equipamento que não suprirá suas necessidades.
Comprar computador pode dar uma grande dor de cabeça se você resolver escolher a dedo as peças da máquina. Mas alguns usuários simplesmente não se conformam em ir até a loja e comprar o pacotão pronto, quando poderiam escolher as peças e muitas vezes pagar mais barato por uma máquina melhor. Antes de escolher a placa mãe do seu futuro PC, você deve ter em mente algumas informações cruciais para não ter problemas no futuro.
Montar seu PC novo exige um componente importantíssimo — a Placa mãe.
Principais tipos
A primeira informação a ser mencionada é a respeito dos tipos diferentes de placas mãe. Eles são essencialmente três: placas básicas; placas com melhor relação custo/benefício (ou intermediárias); e placas de alto desempenho (ou high-end). Veja abaixo uma breve descrição de cada um desses tipos.
Placas básicas são destinadas a usuários domésticos ou corporativos que não tenham hábitos que exijam muito da máquina, como navegar na internet, produzir documentos e fazer trabalhos no Office, ouvir músicas noWinamp ou Windows Media Player, fazer downloads, etc., e principalmente, para quem não estiver disposto a gastar muito (é possível montar um PC básico com mil reais).
Escolha a sua.
Já as intermediárias são boas para pessoas que querem um pouco mais de desempenho. Elas são capazes de executar tarefas mais complexas, como jogos atuais, vídeos em alta resolução, filmes, etc. — lembrando que você poderá rodar os jogos mais atuais, mas não nas melhores configurações de resolução e qualidade de imagem. A maioria dos computadores presentes em casas e escritórios se enquadra nessa categoria. Para montar uma máquina assim, o preço começa em 1500 reais.
Se você não aguenta ficar sem jogar Crysis, Bioshock ou outros jogos que exigem potência extrema da máquina, mesmo em resoluções menores, seu destino é desembolsar vários milhares de reais para montar uma máquina que dê conta do recado e uma placa mãe que faça bonito sem tremer na base. Com 2500 reais você começa um PC assim.
Seja quase um vidente
Não há como escolher a placa mãe sem saber antes o que você ligará nela. Processador, placa de vídeo e memória RAM fazem parte da tríade de equipamentos que devem ser escolhidos antes da placa mãe. Só assim você garantirá que não comprará produtos incompatíveis, criando um problema e a necessidade de trocar componentes e gastar mais dinheiro.
Processador
O processador é o cérebro do PC e, portanto, você deve escolher a placa mãe principalmente com base no tipo de processador desejado. O componente é fabricado em diversos modelos, que proporcionam desde pequenas variações até mudanças drásticas de desempenho. A maioria das placas mãe é feita especificamente para certos tipos de processador e, por isso, você deve escolher o processador antes.
As marcas que dominam o mercado são a Intel e a AMD. Para computadores básicos. A VIA, com seus processadores C7 é uma ótima opção para usuários que quiserem economizar. A polêmica entre Intel e AMD é grande no que diz respeito ao desempenho dos processadores de ambas as marcas. O ideal é que, se não tiver preferência por uma das duas, você pesquise para conhecer melhor o que cada uma oferece.
Escolha o processador.
Em geral, os sites dos fabricantes dão descrições que ajudam, como “este processador é bom para os gamers” ou “compre o modelo X se o seu desejo é entrar na internet com velocidade”. Antes de fazer a compra, o ideal é ouvir a opinião de pessoas que realmente entendam do assunto e tentem ser imparciais. Se mesmo assim a dúvida persistir, pergunte ao seu bolso, pois ele costuma saber o que é melhor para você.
Decidido qual processador você deseja, procure placas com base nas informações de velocidade de clock (em GHz) e tipo de conexão do processador com a placa mãe (LGA775, Socket 754, etc.). As placas atuais costumam mencionar o nome dos processadores suportados, bem como velocidade, conector e os diferentes modelos.
Memória
Atualmente, estamos em um processo de migração das memórias do padrão DDR2 para o DDR3. Porém, as memórias DDR3 ainda estão com preços altos se comparados às DDR2, não compensando a migração, dependendo de quanto você quer gastar. Assim, se quiser uma máquina compatível com futuro padrão, procure uma placa mãe que possua suporte a ambos os tipos. Isso vale para qualquer uma das categorias de usuário a que você se considerar pertencente.
Memórias de alto desempenho da Corsair.


A quantidade de memória suportada pela placa também é importante. Hoje, as versões do Windows mais usadas não reconhecem mais de 3GB de memória RAM, exceto em edições de 64 bits do sistema, que reconhecem mais. Porém, a quantidade de softwares e equipamentos compatíveis com a tecnologia 64 bits ainda é surpreendentemente pequena. Por isso, se você não quer gastar à toa, prefira limitar o tamanho da sua memória a 3GB. Quando os problemas de compatibilidade forem resolvidos, aí sim você pode comprar memória RAM à vontade.



Na hora de comprar a placa mãe, verifique quantos espaços ela tem disponíveis para cada um dos padrões de memória. Quanto maior a quantidade de slots, mais memória você poderá colocar. A presença de “dual channel” também é um diferencial, pois permite uma maior sincronia entre as memórias, resultando em melhor desempenho. Outro detalhe é verificar a frequência de trabalho das memórias em relação à suportada pela placa. Elas devem ser compatíveis, senão sua memória trabalhará em uma velocidade menor do que a nominal, ou simplesmente não funcionará.
Placa de vídeo
Se você pretende montar uma máquina básica, ignore esta parte do artigo, pois a placa mãe feita para você já possui um chip “onboard” que se encarregará de produzir os gráficos na tela do seu monitor. Por outro lado, se sua intenção é ter um PC intermediário ou high-end, sua melhor opção é comprar uma placa de vídeo offboard para liberar o seu processador das tarefas mais pesadas de processamento gráfico.
As placas de vídeo variam muito tanto em tecnologia quanto em preço. Vale a mesma dica que mencionamos para os processadores: pesquise muito para encontrar a que se adapta àquilo que você pretende realizar com a máquina. Existem milhares de modelos diferentes, todos com uma capacidade imensa de deixar a tela do seu monitor com imagens melhores, seja para executar aplicações gráficas ou jogos. O YouTube é uma boa opção de pesquisa, bastando que você digite o nome do modelo da placa desejada para assistir a vídeos de serviços que testam e demonstram o desempenho dos dispositivos.
Placa de vídeo de altíssimo desempenho.
O mais importante a considerar em termos de compatibilidade com placa mãe é o tipo de conexão disponível para a placa de vídeo. A maioria das placas mãe disponíveis hoje já vem com o slot PCI-express 2.0 (ou PCI-e 2.0). Antes de decidir por uma placa mãe, verifique se ela possui o slot compatível com a placa de vídeo que você deseja comprar.
Outro detalhe, que é importante principalmente para os jogadores viciados, é a capacidade da placa mãe de ter mais de uma placa de vídeo ligada ao mesmo tempo, o que melhora absurdamente o seu desempenho de vídeo. Algumas placas têm capacidades absurdamente grandes, como até seis placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo.
Detalhes que podem ajudar na escolha
Existem muitas placas mãe que possuem sufixos em seus nomes. Esse tipo de equipamento costuma ter preços menores, que acabam refletindo em seu desempenho final. Quando for consultar o nome do modelo, verifique se há sufixos como “-v”, “-vm”, “-mx” ou outros. Tais sufixos vêm sempre após um hífen e querem dizer justamente “eu sou uma placa mãe ‘básica’, para usuários que não precisam de muita performance” e não querem gastar muito.
Detalhes importantes.


Por outro lado, placas sem nenhum sufixo costumam ter desempenho intermediário. Além disso, a capacidade delas é muito superior às placas do parágrafo anterior. Para o usuário que deseja assistir a filmes, executar programas e jogos mais leves, vale mais a pena comprar uma placa intermediária para que o desempenho não esbarre nos limites de capacidade do equipamento.



Para usuários entusiastas, existem as chamadas placas “high-end”, que possuem componentes de alto padrão e desempenho, que proporcionarão desempenho estrondoso se comparado ao das demais categorias. Se você encontrar placas com sufixos como “Deluxe”, “Extreme” ou outros adjetivos exagerados, prepare-se para desembolsar muito dinheiro, pois placas assim têm o preço proporcional aos recursos que oferecem.
IMPORTANTE: a ausência de sufixos não quer dizer que a placa é melhor ou pior e, portanto, você deve verificar suas especificações. Porém, placas com sufixos como os citados sempre terão o desempenho de acordo com o tipo de sufixo. O tipo de marcação dependerá de cada fabricante. Empresas que possuem vários tipos, para diversas categorias de utilização, podem utilizar os sufixos para diferenciar cada modelo.
Exemplos de Placas mãe
Não poderíamos terminar este artigo sem antes mostrar do que estamos falando. Por isso, daremos várias dicas de placas que estão no mercado, para ilustrar tudo o que comentamos acima. Novamente, dividimos os tipos de equipamentos em categorias para facilitar a sua escolha (preços pesquisados no BuscaPé). Lembramos que estes são somente alguns exemplos, apresentados para que você tenha uma ideia aproximada do que há disponível no mercado e quanto pagará.
Bom e barato.
Bom e barato.
Básico - Intel
Básico - Intel
Básico - AMD
Básico - AMD
Intermediário - Intel
Intermediário - Intel
Intermediário - AMD
Intermediário - AMD
Alta performance - Intel
Alta performance - Intel
Alta performance - AMD
Alta performance - AMD
Monte o seu
Agora é a sua vez. Partindo das informações que você leu, convidamos você a montar a configuração dos seus sonhos. Fique à vontade para sugerir peças para computadores de todas as categorias, desde o mais simples até aquele que envolverá a sala do computador em um furacão de desempenho.
Fonte: Google

Deixar vários ícones no desktop sobrecarrega o computador?

Área de trabalho lotada, barra de tarefas entulhada e seu computador virou a tartaruga contra a lebre? Descubra como estes critérios estão relacionados à velocidade de execução do seu computador!
Além de tornar as coisas mais complicadas, ter muitos ícones no desktop ou área de trabalho – o nome não interfere no que estamos falando – não é a melhor solução para quem quer ter um computador bem organizado, não é mesmo? Já pensou no trabalho que dá encontrar um único arquivo se você tem milhares de outros documentos soltos, ou seja, sem pasta, no seu desktop? Pois é... Isso pode prejudicar o seu computador no quesito velocidade.

Tudo começa com um simples passo: verificar a potência do seu computador. Para ser um pouco mais específico, tente encontrar a potência da sua placa de vídeo. Caso ela seja uma das mais recentes ou então não esteja tão antiga assim (como as GeForce 6150, por exemplo) não há grandes preocupações em deixar os seus milhões de ícones no desktop. Contudo, se você não faz parte do time das placas de vídeo potentes, é melhor tomar cuidado.
Quer algo mais confuso que isso?


O processo acontece da seguinte maneira: toda a parte gráfica do seu computador passa pela sua placa de vídeo. Quanto mais nova e potente ela for, melhor será o desempenho e assim menor será o tempo de “refresh”, ou seja, atualização de ícones na sua área de trabalho. Entretanto, se você tiver uma placa não tão nova, ou quem sabe uma onboard com pouca memória, temos um outro quadro.

Verifique a capacidade da sua placa de vídeo!
Quando o computador não é tão forte, a tendência é que alguns segundos muito preciosos sejam perdidos e, nos piores casos, até alguns travamentos em decorrência do grande número de ícones. Por este motivo, procure não deixar tantos ícones na sua área de trabalho. Uma boa dica é ficar sempre muito atento às instalações dos programas.
Assim, é preciso que você leia sempre o que o instalador está dizendo. Por isso existem os assistentes de instalação: para que você fique sabendo qual é o passo que está sendo dado neste processo. Normalmente, estes programas contém checkboxes nas telas de instalação para que você confirme se deseja ou não que ele instale um atalho no seu desktop. Avalie as condições da sua placa de vídeo e decida se é melhor ou não instalar este atalho. Não esqueça de que se o seu computador não for tão rápido, você corre o risco de deixá-lo bastante lento.

Entretanto, existe outro tipo de ícone que, este sim, pode deixar o seu computador mais lento, que ele seja novo ou mais antigo. Os ícones que ficam ao lado do relógio do seu computador podem ser muito mais preocupantes do que aqueles que estão sobre o seu papel de parede. 

Por quê? 

Cada um daqueles ícones perto do seu relógio significam que há um programa ativo e funcionando em “background” no seu computador. Quanto mais programas sendo executados houver no seu computador, mais lento ele pode ficar. Trata-se do consumo direto da memória do seu computador. Sendo assim, se você tem muitos ícones, há um motivo para que o seu computador esteja com a velocidade comprometida.



Os ícones da systray são mais perigosos!
 que fazer então?

Boa parte desses programas não são essenciais para o funcionamento do seu computador. Entretanto, outros como o antivírus ou então o medidor de bateria do seu notebook são imprescindíveis e devem estar na sua Barra de Tarefas, também chamada de “systray”. Por isso, observe quais são os ícones que não precisam estar sempre abertos tais como o MSN Messenger – quando você não está conectado, por exemplo. Basta clicar com o botão direito sobre estes ícones e selecionar a opção “Fechar”, “Exit”, “Sair” ou equivalente.
Feche os programas para não ter problemas!



Agora que você já sabe como os ícones podem deixar seu computador mais lento, é importante que tome alguns cuidados, especialmente porque uma tela cheia de ícones não é a mais bonita e muito menos a mais prática das utilidades de um computador! Dúvida desvendada: Verdade – muitos ícones podem prejudicar o seu computador.
Fonte: Baixaki 

29 de set. de 2009

Saiba os prós e contras de comprar um netbook


Os computadores ultraportáteis chamados de netbooks já aparecem no topo da lista de desejo de muitos consumidores. Segundo a consultoria IT Data, essas máquinas com tamanho, peso e capacidade menores do que os tradicionais notebooks devem vender 1 milhão de unidades no Brasil em 2009, dentro de um universo de 11 milhões de computadores pessoais previstos para serem comercializados no período (desse total, 5 milhões são portáteis).
O público-alvo desses computadores são pessoas que precisam de máquinas ultraportáteis, sem configurações robustas. Os netbooks têm diferentes tipos de acesso à internet (conexão 3G, Wi-Fi, Bluetooth e placa de rede) e vêm equipados com diferentes programas de escritório, como editores de texto, de planilha e gerenciador de apresentações. São úteis, por exemplo, para usuários que estão sempre nas ruas, não querem carregar o peso dos notebooks e acham desconfortável realizar tarefas em seus telefones celulares inteligentes, os smartphones.  
Ampliar FotoFoto: Divulgação

Netbooks são menores que notebooks e, por isso, chamados de ultraportáteis. (Foto: Divulgação )

Antes de comprar uma máquina, o usuário deve ter em mente qual sua real necessidade. O netbook representa o produto da moda, mas é bastante limitado e não atende a todos os tipos de públicos, alerta o analista Ivair Rodrigues, da consultoria IT Data. Segundo ele, um estudo realizado recentemente com 240 donos de ultraportáteis mostra que 41% deles estão insatisfeitos com a aquisição do produto, justamente por conta de suas limitações. 
Preço
Uma das principais vantagens dos ultraportáteis está no preço: por ter configuração mais limitada, espera-se que o valor seja mais baixo que o dos notebooks tradicionais. Essa característica, no entanto, fica mais clara no exterior do que no Brasil: nos EUA, por US$ 250 (cerca de R$ 460) é possível comprar um ultraportátil com 160 GB, 1 GB de memória RAM, monitor de nove polegadas e Windows XP.
No Brasil, se não pesquisar muito bem, o consumidor pode acabar pagando caro por uma máquina bastante restrita, que serve basicamente para navegar na internet e acessar um leque restrito de programas. 
Por aqui, um netbook com configuração razoável (1 GB de RAM, 160 GB de capacidade de armazenamento, tela de 10 polegadas) sai por R$ 1,7 mil, enquanto um notebook tradicional custa um pouco mais: R$ 1,9 mil (3 GB de RAM, disco rígido de 250 GB). Por R$ 1,5 mil, dá para comprar um computador de mesa, ou desktop, com mesma configuração do notebook e tela de 19 polegadas – atualmente, o tamanho favorito do consumidor brasileiro. Esses preços e configurações podem sofrer variações. 
Veja lista com as principais vantagens e desvantagens dessas máquinas.

VANTAGENS
- Ultraportátil. Enquanto um notebook pesa em média 3 kg, os netbooks vão de 1 kg a 1,5 kg. Suas dimensões também são reduzidas, dispensando assim o uso de mochilas e pastas especiais na hora de carregá-los: os netbooks cabem na bolsa e esse é um dos motivos que os tornam populares entre as mulheres. 


- Coluna do meio. Os netbooks estão no meio do caminho entre os smartphones (telefones inteligentes, como o iPhone e Blackberry) e os notebooks. Pessoas que viajam muito e precisam de conexão à internet, por exemplo, podem não querer o peso dos laptops e se sentir desconfortáveis ao navegar na telinha dos celulares. Para esse público, os netbooks representam uma boa alternativa. 


- Conexão. Como a ideia é que os netbooks se conectem de forma simples à internet, nos mais diferentes lugares (lembre-se: ultraportátil), esses computadores têm diferentes tipos de conexão. Wi-Fi, Bluetooth, modem 3G externo, modem 3G interno e placa de rede são as alternativas, mas nem todos os equipamentos têm todas as opções. Na hora da compra, considere os tipos de acesso que lhe serão mais úteis e faça sua escolha. 


- Preço. Os netbooks são, em geral, mais baratos que os notebooks e desktops – a configuração dos ultraportáteis, no entanto, é mais limitada que essas duas alternativas. Se pesquisar muito bem, o consumidor pode fechar um bom negócio: comprar um computador barato, que atenda às suas necessidades quando ele estiver em trânsito. O importante aqui é pesquisar. 


- Nas nuvens. Apesar de não ter muito espaço de armazenamento (os netbooks chegam aos 160 GB, enquanto os notebooks vão muito além), os netbooks estão baseados no princípio dacomputação nas nuvens, segundo o qual os programas e documentos podem ser armazenados na internet e não no próprio computador (os webmails -- como Gmail e Hotmail -- já funcionam dessa forma). Se o usuário realmente mantiver seus programas e arquivos on-line, um ultraportátil com 2GB de capacidade de armazenamento pode ser suficiente. 


- USB. As portas USB do netbook, em quantidades que variam de acordo com o modelo, funcionam para expandir as limitações dos ultraportáteis. Esse tipo de conexão, por exemplo, permite que o usuário conecte um disco rígido externo ou um leitor de CD e DVD à máquina. 


 DESVANTAGENS
- Desconforto. Como o produto é ultraportátil, sua tela e teclados são menores que os de notebooks tradicionais – isso é um complicador principalmente na hora de os homens digitarem, pois geralmente têm dedos mais largos. O uso dos netbooks pode ser mais confortável que o dos smartphones, mas menos do que os notebooks e, principalmente, dos desktops. 


- Preço.O que, na teoria funciona como uma vantagem, na prática pode acabar sendo um problema. Um ultraportátil de R$ 770, por exemplo, é realmente limitado: 128 MB de RAM, 1 GB de armazenamento e tela de 7 polegadas. Uma loja virtual cobra R$ 1,2 mil por um desktop com monitor de 19 polegadas, 3 GB de memória RAM, disco rígido de 500 GB e processador Dual Core. Se o consumidor realmente não precisa de portabilidade, pode fazer melhor negócio se pagar um pouco a mais e comprar o desktop. 


- Limitações.Além da tela e teclado menores, os netbooks geralmente não têm leitores de CD e DVD, o que pode ser um problema para os usuários. A configuração dessas máquinas está bem abaixo dos notebooks e desktops disponíveis atualmente no mercado e, por isso, o netbook é bom para aqueles que precisam de ultraportabilidade e não exigem muito da máquina. Um blogueiro que escreve no editor de textos e depois publica os posts na internet, por exemplo, estaria bem servido com esse tipo de computador. 


- Falta de informação.Por se tratar de um produto relativamente novo, nem todas as lojas estão preparadas para vender os netbooks.Um estudo da consultoria IT data indica que, de 40 lojas pesquisadas, apenas 20% sabem instruir os consumidores corretamente sobre os ultraportáteis. Por isso, antes de sair às compras, é importante que o usuário se informe bem sobre o produto, sobre suas necessidades e tenha em mente o que deseja adquirir. 

Fonte: G1Vídeo a baixo e  tira dúvidas sobre o equipamento; assista